Três eventos em Frankfurt que você não pode perder

29/09/2017

Em sua coluna, Carlo Carrenho indica os eventos imperdíveis para os profissionais que forem a Frankfurt

Há três eventos na Feira de Frankfurt (11 a 15/10) deste ano que considero imperdíveis pelo alto nível dos profissionais envolvidos e das informações compartilhadas. Dois destes eventos são gratuitos e o terceiro tem um custo bastante acessível. Vamos a eles:

1. CEO Talk com Carolyn Reidy, da Simon & Schuster, e Guillaume Dervieux, da Michel Albin

Este evento tem o nosso dedo, pois é organizado pelas revistas Libres Hebdo, The Bookseller, Publishers Weekly, buchreport, BookDao e PublishNews. É um orgulho para a gente participar deste bate-papo com nossos colegas internacionais que sempre traz grandes CEOs para serem entrevistados. No evento, também é apresentado e analisado pelo consultor austríaco Rüdiger Wischenbart o Global Ranking da Indústria Editorial, que é elaborado anualmente pelos mesmos parceiros. Depois desta breve apresentação, os convidados respondem perguntas dos jornalistas em uma espécie de entrevista coletiva, mas feita com o objetivo de entreter e trazer informação à plateia.

Este ano, os convidados são Carolyn Reidy, CEO da editora norte-americana Simon & Schuster, e Guillaume Dervieux, CEO do grupo francês Michel Albin. Ambas empresas representadas estão entre as maiores editoras de seus países, e a conversa tem tudo para ser muito interessante.

O CEO Talk faz parte da programação do Business Club, mas leitores e assinantes do PublishNews poderão participar gratuitamente. Para isso, basta preencher este formulário. Mas as vagas são limitadas, então não perca tempo. O evento acontece na quarta-feira (11), das 14 às 15h, no Room Dimension (Hall 4.2).

  1. O 39º International Supply Chain Seminar da EDItEUR

Para mim, de longe, este é o mais importante seminário que acontece em Frankfurt. Organizado pela EDItEUR, entidade responsável pelos padrões de metadados e de classificação internacionais de livros, o evento reúne os melhores profissionais da área de metadados e de sistematização de livros. A EDItEUR, aliás, é responsável pelo padrão do ISBN e pelo sistema de metadados Onix.

A programação final do evento ainda não foi divulgada, mas tanto no ano passado como em 2016, o evento foi fantástico. Qualquer profissional do livro envolvido com metadados, sistemas, classificação, logística, “descobertabilidade” e com o próprio varejo de livros deveria participar.

Acesse o site da EDItEUR para mais informações. O evento acontece na terça-feira (10), no próprio espaço da Feira de Frankfurt que abre no dia seguinte. Será das 13h às 17h30, no Room Concorde, Pavilhão 4.C.

A inscrição custa 175 libras e vale muito a pena.

3. Conferência da Federação Europeia e Internacional de Livrarias

Se você é livreiro, distribuidor ou trabalha na área comercial de uma editora, esta conferência é uma obrigação. Com o título de Creative and Innovative Solutions by Bookshops and Booksellers Associations, ela é organizada pela EIBF, a Federação Europeia e Internacional de Livrarias.

 

O evento reúne a nata dos livreiros europeus para discutir melhores práticas e tendências do setor. E não estamos falando aqui apenas de livreiros independentes, mas também das grandes redes europeias, cujos líderes e executivos comparecem no evento. Este ano, a conferência, que dura o dia inteiro na quinta-feira (12), está articulada em duas partes: “The best things I have done in my bookshop” e “The best things my Booksellers Association has done”.

A melhor parte do evento é que ele é absolutamente gratuito! Basta entrar no site da EIBF e se inscrever até o dia 6/10. Para conhecer a programação, é só clicar aqui!

Só estes três eventos já valem a ida a Frankfurt! Nos vemos na Alemanha!

 

PUBLISHNEWS, CARLO CARRENHO, 29/09/2017