Câmara Brasileira do Livro lança a primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico

09/02/2024

A Câmara Brasileira do Livro (CBL), anunciou recentemente a 1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, voltado para obras científicas, técnicas e profissionais. Com o objetivo de valorizar e reconhecer a excelência de autores e editores nessas áreas no Brasil, a premiação contemplará dezenas de categorias em diversas áreas do conhecimento. As inscrições já estão abertas e acontecem até o dia 19 de março.

O Prêmio Jabuti Acadêmico é organizado em dois eixos principais: Ciência e Cultura, e Prêmios Especiais, totalizando 29 categorias específicas. O eixo Ciência e Cultura engloba 27 categorias, incluindo uma variedade de áreas como Ciências Biológicas, História, Direito, Artes e Engenharias. As obras serão avaliadas com base em critérios como relevância, inovação e potencial de impacto.

No eixo Prêmios Especiais, serão avaliadas obras em duas categorias específicas: Divulgação Científica e Ilustração, considerando critérios específicos para cada uma. Os vencedores de cada categoria receberão uma estatueta em cerimônia especial, além de um prêmio de R$ 5 mil. As editoras das obras premiadas também serão homenageadas com uma estatueta do Jabuti.

O Prof. Dr. Marcelo Knobel, físico brasileiro e curador da primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, é reconhecido por seu engajamento na divulgação científica e educação superior, demonstrando um compromisso fundamental com o desenvolvimento acadêmico do país. O conselho curador da premiação inclui ainda outros grandes nomes acadêmicos como Carlos Benedito de Campos Martins, Gislene Aparecida dos Santos, João Carlos Salles Pires da Silva, Maria Paula Cruz Schneider, Poli Mara Spritzer e Virginia Sampaio Teixeira Ciminelli.

Sevani Matos, presidente da CBL, destaca que o Prêmio Jabuti Acadêmico é um marco significativo no reconhecimento da excelência da produção científica, técnica e profissional brasileira. “Ao enaltecer e premiar obras que impulsionam o avanço do conhecimento em diversas áreas, este prêmio não apenas fortalece a comunidade acadêmica, mas também consolida a imagem do Brasil como um polo de excelência intelectual e inovadora”, afirma.

Para Rayanna Pereira, coordenadora do Brazilian Publishers, a premiação não só amplia o prestígio dos autores e editoras brasileiras no cenário internacional, como também promove a difusão e valorização da nossa produção intelectual em escala global, solidificando o Brasil como uma referência na produção científica e cultural.

As inscrições podem ser realizadas pelo site do Prêmio Jabuti até as 18h do dia 19 de março. Autores brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros com residência permanente no Brasil podem participar da premiação. Além disso, obras impressas fora do país, que atendam aos critérios de elegibilidade, também são elegíveis. Para mais informações sobre as inscrições, categorias e critérios do prêmio, visite o site oficial em www.premiojabuti.com.br/academico.