Série Autores Brasileiros – Ignácio de Loyola Brandão

Ignácio de Loyola Brandão
14/05/2021

O escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão é o destaque da semana na Série Autores Brasileiros. A campanha é uma iniciativa do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Natural de Araraquara, cidade localizada no estado de São Paulo, no sudeste do Brasil, Ignácio iniciou sua carreira jornalística como crítico de cinema aos 16 anos, no semanário Folha Ferroviária. Anos depois foi para São Paulo, onde passou por várias publicações, e em 1963, para a Itália, onde cobriu eventos como a morte do papa João XXIII.

Em 1965, lançou seu primeiro livro de contos, “Dentes ao Sol”. Ao todo, o autor tem 42 livros publicados, entre romances, contos, crônicas, viagens, infantis e uma peça teatral. Entre os mais conhecidos estão “Bebel que a Cidade Comeu”, “Dentes ao Sol”, “O Beijo Não Vem da Boca” e “Cadeiras Proibidas”. Com mais destaques, estão os clássicos “Zero”, de 1975 — publicado primeiro na Itália, por causa da censura e da ditadura militar — e “Não Verás País Nenhum”, de 1981, que mostra um Brasil sem árvores e sem água, carros imobilizados congestionando as ruas, o caos e a violência dominando tudo.

Seu livro “O Verde Violentou o Muro”, jornalístico, traz suas impressões e sensações após ter vivido dois anos na Berlim dividida. Foi o único autor no Brasil a contar o dia-a-dia da cidade cercada pelo muro e isolada pela Alemanha comunista.

Jabuti 2021

Neste ano, Ignácio de Loyola Brandão é a Personalidade Literária homenageada pelo Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro. “O convite justifica minha obra, salva minha história e, em certa medida, minha própria vida”, disse o autor em entrevista. Loyola Brandão ainda é vencedor de cinco prêmios Jabuti.

Sobre a Série Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.