Série Autores Brasileiros – Isa Silveira Leal

Isa Silveira Leal Glorinha
21/05/2021

A autora Isa Silveira Leal é o destaque da semana na Série Autores Brasileiros. A campanha é uma iniciativa do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Nascida em Santos, em 1910, Isa foi uma escritora, jornalista e novelista de rádio e televisão. A autora era filha do casal de escritores Valdomiro Silveira e Maria Isabel Silveira, ele autor de “Os Caboclos”, “Nas Serras e nas Furnas” e “Mixuangos”; e sua mãe, autora de “Isabel Quis Valdomiro”.

A carreira de Isa começou como tradutora de livros e, em 1948, começou a trabalhar como produtora na Rádio Difusora. Foi neste período que escreveu seu primeiro romance, “A Rainha do Rádio”, publicado em 1956 através da própria emissora. Leal também trabalhou por mais de 20 anos no jornal Folha de S. Paulo e traduziu textos de William Shakespeare, Pear S. Buck e André Gidé.

História no Prêmio Jabuti

O maior destaque da carreira de Isa Leal é que, em 1959, na primeira edição do Prêmio Jabuti, premiação criada pela CBL, a autora foi a primeira mulher a receber uma estatueta no evento — e, no ano de estreia, a única. Ela levou o prêmio pelo livro “Glorinha”, na categoria Novela Juvenil.

Nos anos seguintes, Isa venceu outras duas vezes, com as obras “O Menino de Palmares” e “O Único Amor de Ana Maria”. Em 1987, recebeu também o título de melhor livro de poesias da Associação Paulista de Críticos de Arte por “O Pescador Vai ao Mar”.

Sobre a Série Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.