Brasil na Coreia do Sul: livro da FTD chega ao país asiático

Além da Chuva na Coreia do Sul
09/03/2021

O livro “Além da Chuva”, de Michel Gorski com ilustrações de Fernando Vilela, será publicado no mercado literário sul-coreano no primeiro semestre de 2021. No Brasil, a obra faz parte do catálogo da FTD, participante do Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Os direitos de publicação do livro foram adquiridos pela editora Spoonbook, com intermediação da agência local Amo Agency. De acordo com um comunicado da FTD, o interesse pela obra surgiu em outubro passado, após “Além da Chuva” conquistar o selo White Ravens, referência mundial de obras infantis e juvenis.

O livro aborda questões ambientais ao contar a história de um homem que retorna a São Paulo em 2035 e encontra a cidade coberta pela vegetação.

“Essa negociação é fruto dos nossos esforços na promoção das obras e autores brasileiros no mercado internacional. É muito gratificante saber que este livro, com uma temática tão necessária, atravessou o mundo e poderá ser apreciado por leitores coreanos”, disse Tassia Oliveira, assistente de relações internacionais na FTD Educação.

Prêmio para ilustradora baiana

Outra obra também mereceu destaque no país asiatico: “O Adeus do Marujo”, com publicação pela editora brasileira Pallas e pela indiana Tara Books. A ilustradora baiana Flávia Bomfim foi uma das ganhadoras do prêmio Nami Councours. O evento faz parte da Nami Island, uma ilha inteira dedicada à literatura infantil, onde ocorre o Festival Internacional do Livro Infantil. Enquanto o prêmio principal ficou com a russa Viktoria Semykina, Flávia foi selecionada na categoria Green Island, com um prêmio de US$ 2 mil.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.